segunda-feira, 29 de junho de 2009

Estorno de Cobrança Emitias

Apagar um titulo do contas a Recber, mas ele envia uma mensagem que eu tenho que cancelar a emissão da boleta, antes de excluir o título



quarta-feira, 24 de junho de 2009

Concentrador 10

Para que a exportação do movimento do concentrador ir corretamente para o gwnet, ou seja é gerado o .ger, quando existem produto com ean 14 o parametro no concentrador.ini PERMITE_EAN14 tem que estar igual SIM senão a exportação corta o primeiro digito do ean 14.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Auditoria - Bloquear Venda Com Estoque Insuficiente

Hipótese: Necessidade do cliente de bloquear as vendas quando as quantidades do estoque não forem suficientes para atender à solicitação do cliente.

Solução: Para solucionar este problema, vá ao cadastro de usuários e na opção permissões/de realizar operação, selecione o grupo a que pertencem os usuários e preencha com o valor 0.000 a opção "Vender Produtos em Quantidade Maior do que o Estoque".

Observação: Esta opção apenas funcionará se o estoque do produto estiver com quantidade igual a 0 (zero), pois se o estoque estiver diferente de 0 (zero), ainda que negativo,

Tributação - Classificação dos Produtos (NBM-SH)

Hipótese: Necessidade do cliente de saber qual a classificação de NBM-SH e seu conseqüente percentual de MVA, para poder lançar corretamente no sistema, ou até mesmo conferir se a nota fiscal de seu fornecedor está correta.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Acesse ao site:
http://www.fazenda.rj.gov.br/portal/index.portal?_nfpb=true&_pageLabel=estadual

2º) Clique no link do "Regulamento do ICMS";

3º) Clique no link do "Livro II - Da Substituição Tributária (Do Art. 1º ao 38)";

4º) Clique nos links dos "Anexos" I ou II (conforme suas mercadorias sejam provenientes de operações internas ou internas e interestaduais)
Observação: O Regulamento do ICMS (RICMS) decorre do Dec. n.º 27.427 de 17 de Novembro de 2000.

Tributação - Percentual do MVA do ICMS Retido

Hipótese: Necessidade do cliente de saber qual o percentual de MVA que, de uma forma geral, está sendo utilizado na nota fiscal de entrada que veio de seu fornecedor, para poder lançar manualmente no campo MVA no lançamento dos produtos na Nota Fiscal de Entrada.

Solução: Para solucionar este problema, efetue um cálculo com a seguinte fórmula:
Despesas = Base de Cálculo do ICMS + Frete + Seguro + Outras Despesas + IPI
MVA = ((Base de Cálculo da Substituição Tributária / Despesas) - 1) * 100

Tributação - Como Saber se Calculou a Substituição Tributária

Hipótese: Necessidade do cliente de saber se na nota fiscal que veio de seu fornecedor, a Base de Cálculo da Substituição Tributária (ICMS Retido) e o Valor da Substituição Tributária (ICMS Retido) está correto.

Solução: Para solucionar este problema, efetue um cálculo com a seguinte fórmula:
Base de Cálculo do ICMS Retido = (Valor da Mercadoria + Frete + IPI + Outras Despesas) + MVA
Valor do ICMS Retido = (Resultado da Cálculo Anterior x Percentual da "Alíquota Interna" de ICMS praticada na sua UF) - Valor do ICMS.

Transferência - Visualização do Custo

Hipótese: Cliente verifica na tela de recebimento das transferências (form: relpretransferencias) que ao clicar no botão "Visualizar" (no form: editatransf) o custo das mercadorias é visualizado pelo usuário desta tela, e não gostaria que isto ocorresse.

Solução: Para ocultar o custo das mercadorias nesta tela, é necessário entrar em parâmetros de estação e informar em "VIZUALIZA_CUSTO_REC_TRANSFERENCIA" o valor "NÃO".

Transferência - Histórico da Distribuição

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como parametrizar o sistema para que todas as transferências efetuadas a partir da distribuição das mercadorias que estão sendo compradas para cada uma das suas filiais sem precisar emitir uma nota fiscal de transferência de mercadoria sejam lançadas num único histórico de movimentação de estoque em seus relatórios e consultas.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros de loja "HISTENTTRANSF" informar o código do histórico de movimentação de estoque de entrada desejado, e, em parâmetros de loja "HISTSAITRANSF" informar o código do histórico de movimentação de estoque de saída, que o sistema irá atribuir este histórico à todas as compras efetuadas envolvendo a distribuição de mercadorias.

Transferência - Reserva

ATUALMENTE ESTAMOS ANALISANDO O FUNCIONAMENTO DA "PRÉ-TRANSFERÊNCIA"

Hipótese: Cliente questiona a diferença entre as opções "Reserva" e "Pré-Transferência" no módulo de "Transferência de produtos entre lojas".

Solução: A diferença básica entre ambas é que a "Reserva" gerará uma reserva no estoque origem e uma reserva negativa no estoque destino quando a mercadoria for entregue; e que a "Pré-Transferência" baixará o estoque atual da loja origem e gerará uma reserva negativa no estoque da loja destino que baixará definitivamente o estoque atual da loja destino tão logo seja recebida a transferência.

Observação: Vejamos uma situação hipotética para exemplificar:
Suponhamos que hajam duas lojas (Loja 01 e Loja 02) e as quantidades em estoque de ambas estão assim dispostas:

Qt. Disponível Qt. Reserva Qt. Atual
Loja 01 - 10 - 0 - 10
Loja 02 - 10 - 0 - 10

1º. Caso - Marcar a opção "Reserva"
- Ao Efetuar Transferência na Loja 01 marcando a opção "Reserva" o sistema lançará uma Reserva para a Loja 01 e enviará a transferência para o módulo de Separação de Entrega. Veja como ficarão as quantidades:

Qt. Disponível Qt. Reserva Qt. Atual
Loja 01 - 09 - 1 - 10
Loja 02 - 10 - 0 - 10

- Ao enviar da Separação de Entrega para a Entrega propriamente dita, quando a entrega for efetuada o sistema baixará a Quantidade Atual na Loja 01 e lançará uma Reserva negativa na Loja 02. Veja como ficarão as quantidades:

Qt. Disponível Qt. Reserva Qt. Atual
Loja 01 - 09 - 0 - 09
Loja 02 - 11 - -1 - 10

- Ao Receber Transferência na Loja 02 o sistema baixará a Reserva negativa ajustando, por fim, a Quantidade Atual da Loja 02 simultaneamente. Veja como ficarão as quantidades:

Qt. Disponível Qt. Reserva Qt. Atual
Loja 01 - 09 - 0 - 09
Loja 02 - 11 - 0 - 11
2º. Caso - Marcar a opção "Pré-Transferência"
- Ao Efetuar Transferência na Loja 01 marcando a opção "Pré-Transferência" o sistema baixa a Quantidade Disponível da a Loja 01 e não envia a transferência para o módulo de Separação de Entrega. Simultaneamente o sistema já se encarrega de lançar uma Reserva negativa no estoque da loja 02. Veja como ficarão as quantidades:

Qt. Disponível Qt. Reserva Qt. Atual
Loja 01 - 09 - 0 - 10
Loja 02 - 11 - -1 - 10

- Ao Receber Transferência na Loja 02 o sistema baixará a Reserva negativa ajustando, por fim, a Quantidade Atual da Loja 02 simultaneamente. Veja como ficarão as quantidades:

Qt. Disponível Qt. Reserva Qt. Atual
Loja 01 - 09 - 0 - 10
Loja 02 - 11 - 0 - 11

Tela de Perquisa - Ordem

Hipótese: Cliente verifica ao tentar fazer uma pesquisa de cliente no cadastro de clientes que o sistema trás as informações desordenadas, ou seja, na coluna CNPJ aparece o Endereço e assim por diante.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Vá em Iniciar/Executar e digite: Regedit;

2º) Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Controplan\Gwnet e delete a chave Pesquisa;

3º) Reinicie o sistema.

TEF10 - Visualizar Tela de Desconto e Acréscimo no Fechamento da Venda

Hipótese: Necessidade do cliente de visualizar a tela onde o operador do ponto de venda informa desconto ou acréscimo (em percentual ou valor) antes de fechar a venda, pois a mesma não está aparecendo.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Feche o sistema;

2º) Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do atalho do TEF10 que o cliente executa para abrir o sistema, vá em "propriedades" e clique no botão "Localizar destino..." que o sistema abrirá a pasta onde está o executável e a base de dados do sistema.

3º) Localize, nesta pasta, o arquivo "IniServer.ini" e execute-o;

4º) Dentro do arquivo "IniServer.ini" localize a opção DESABILITADESCACRE e informe o valor "NAO";

5º) Abra o sistema, inicie uma nova venda e observe que na tela do fechamento da venda se abrirá uma nova tela onde o operador poderá informar o desconto ou acréscimo (em percentual ou valor) daquela venda.

TEF10 - Vendas com Cartão de Crédito/Débito

Hipótese: Necessidade do cliente de visualizar no módulo de "Resumo da Operação" as vendas em cartão de crédito/débito, uma a uma, efetuadas no TEF10.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Cadastre a bandeira e a operadora do cartão com seus respectivos percentuais da tarifa que é repassada administradora;

2º) Cadastre a modalidade de pagamento de venda no cartão de crédito/débito no Gwnet, no Concentrador e no TEF10, sendo que em todas o "Caracter da ECF" deverá ser idêntico;

3º) No término do dia, ao fazer o fechamento, o usuário - operador(a) do caixa - deverá informar o valor total das vendas efetuadas no cartão de crédito/débito e a correspondente modalidade de pagamento de venda no cartão de crédito/débito;

4º) Após o fechamento do caixa (TEF) e exportação para o Gwnet, o usuário do caixa centralizador poderá verificar o lançamento do cartão de crédito/débito através do "Resumo da Operação" ao clicar no botão "Cartões" e lá observará que o lançamento do cartão constará.

Observação: É necessário informar ao cliente, porém, que o número de documento e autorização estarão em branco, pois ao fazer a venda em cartão no TEF, o sistema não abre o form para o usuário informar isto, neste caso, o usuário precisará editar e informar manualmente.

TEF 10 - Venda Por Arquivo Automaticamente

Hipótese: Necessidade do cliente de configurar o sistema para entrar direto na tela de venda por arquivo, pois atualmente ele precisa entrar em várias telas e fazer várias confirmações.
Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:
1º) Crie um diretório destinado ao armazenamento dos arquivos de vendas gerados pelo Pdvnet (Normalmente criamos a pasta C:\Controplan\tef10\Vendas);
2º) Informe este caminho e o nome do arquivo que será gerado (C:\Controplan\tef10\Vendas\V.txt) em parâmetros de estação na chave "EXPORTA";
3º) Copie para a pasta do executável do TEF10 (ex.: C:\Controplan\Tef10) os arquivos vendaimp.prg e vendaimp.FXP;
4º) Execute o aplicativo TEF10 e automaticamente ele irá entrar já na tela de venda por arquivo.
Observação: O recurso da venda por arquivo foi desenvolvido para atender aos clientes usuários do sistema Pdvnet que necessitam emitir cupom fiscal, ou seja, se os clientes apenas utilizarem o Pdvnet sem o TEF 10 trabalhando com o recurso de venda por arquivo, não conseguirão emitir o cupom fiscal.
É importante dizer também que no parametro de estação "EXPORTA" não se deve colocar no caminho o asterisco (*), ou seja, ao invés de colocar C:\Controplan\tef10\V*.txt é necessário colocar C:\Controplan\tef10\V.txt, pois o asterisco (*) conforme o exemplo, somente é válido para leitura do arquivo de venda no tef10. Resumindo: Para gerar o arquivo de venda não pode ter o asterisco (*) no parâmetro de estação, do contrário o sistema não gerará o arquivo.

TEF 10 - Venda Por Arquivo

Hipótese: Necessidade do cliente de configurar a venda por arquivo, pois, por algum motivo, o sistema perdeu a configuração.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Crie um diretório destinado ao armazenamento dos arquivos de vendas gerados pelo Pdvnet (Normalmente criamos a pasta C:\Controplan\tef10\Vendas);

2º) Informe este caminho e o nome do arquivo que será gerado (C:\Controplan\tef10\Vendas\V.txt) em parâmetros de estação na chave "EXPORTA";

3º) Execute o aplicativo TEF10 e verifique se na tela de Venda por Arquivo (Form: vendaimp) se o diretório onde será gerado o arquivo está informado no campo "Pasta de Origem" e se no campo "Nome do arquivo de vendas" está informado o V*.txt. Se tudo estiver desta forma, apenas deixe-o "rodando" juntamente com o Pdvnet na máquina do (a) operador (a) de caixa onde são finalizadas as vendas e impressos os cupons fiscais que os cupons fiscais serão impressos no "Intervalo de leitura em segundos" determinado na referida tela.

Observação: O recurso da venda por arquivo foi desenvolvido para atender aos clientes usuários do sistema Pdvnet que necessitam emitir cupom fiscal, ou seja, se os clientes apenas utilizarem o Pdvnet sem o TEF10 trabalhando com o recurso de venda por arquivo, não conseguirão emitir o cupom fiscal.

É importante dizer também que no parametro de estação "EXPORTA" não se deve colocar no caminho o asterisco (*), ou seja, ao invés de colocar C:\Controplan\tef10\V*.txt é necessário colocar C:\Controplan\tef10\V.txt, pois o asterisco (*) conforme o exemplo, somente é válido para leitura do arquivo de venda no tef10. Resumindo: Para gerar o arquivo de venda não pode ter o asterisco (*) no parâmetro de estação, do contrário o sistema não gerará o arquivo.

TEF 10 - Plano de Fundo

Hipótese: Necessidade do cliente de adicionar uma imagem (provavelmente sua logo marca) no plano de fundo do sistema.

Solução: Este acerto poderá ser feito através do menu Utilitários\Plano de Fundo dentro do próprio TEF10.

Suporte8 - Funcionamento

Hipótese: Necessidade de instalar o programa Suporte8 que permitirá a utilização de uma Janela de Comando para a inserção de comandos SQL para ajustes nas base de dados dos sistemas TEF e Concentrador.

Solução: Para instalar este programa, apenas copie o executável do Suporte8 para a pasta de sistemas do windows que, no Windows XP, fica normalmente em C:\Windows. Isto fará com que o programa fique disponível para a execução do Windows através do botão iniciar\executar ao se digitar Suporte8.

SQL Server 2005 - Instalação e Configuração

O SQLServer 2005 deverá se instalado apenas no servidor e para instalá-lo bastará seguir os seguintes passos:

Execute o arquivo: en_sql_2005_express_adv.exe e na primeira tela que abrir, marque a opção I accept the licensing terms and conditions, em seguida clique em Next.



Na tela que se abrirá em seguida, será instalado o SQL Native Client e os arquivos necessários da instalação, sendo assim, bastará apenas confirmar e aguardar, e quando o processo for concluído com sucesso, clique em Next.



A próxima tela que se abrirá é a tela dando boas vindas ao usuário ao sistema, bastará clicar Next que uma nova tela será apresentada.

Na tela seguinte o próprio instalador apresentará a tela onde ele mesmo irá dando Checks nos componentes instalados e bastará clicar em Next que a seguinte tela se abrirá:


Nesta tela, desmarque a opção Hide advanced configuration options e clique em Next e nova tela que se abrirá, configure o Feature Selection conforme abaixo:



Em seguida, informe o nome da instância que no caso será a instância padrão do SQL. Apague o nome “SQLExpress” e marque a opção Default Instance conforme segue abaixo:

Uma observação interessante é que o botão Installed Instances só irá aparecer se no computador que você estiver instalando já possuir o SQL instalado.

Em seguida, clique em Next e na tela subseqüente marque as opções “SQL Server” e “SQL Browser” e depois clique em Next. Vide abaixo:

Na tela seguinte, é necessário informar qual o método de autenticação, sendo assim, selecione a opção Mixed Mode. Logo abaixo informe a senha padrão que será definida para o usuário do AS do SQL. A senha é: gwnet2007.


Na tela seguinte, proceda conforme o exemplo abaixo e depois de clicar em Next em todas as demais telas, será finalizada a instalação.

Sicomig - Diretório

Hipótese: Necessidade do cliente de saber de onde o sistema busca o arquivo gerado pelo Sicomig.

Solução: Na verdade a Sicomig é uma empresa que produz, entre outros equipamentos, um que se destina a separação e expedição de mercadoria, chamado "Separa". Esta ferramenta consiste numa solução para empresas que, de uma forma geral, precisam separar e expedir os pedidos de seus clientes.
Este equipamento gera, em determinado diretório, um arquivo chamado "vendas.mdb" e o caminho onde se encontra este arquivo deverá ser informado em parâmetros de loja "DIRETORIOSICOMIG", para que o Gwnet saiba de onde ele deverá importar as vendas para poder recuperá-las na tela de venda (Form: vendaautoservico) através do botão "Recuperar" (Form: listaprevenda).

Observação: Segue ilustração do referido equipamento:




Relatórios - Envio Por E-mail

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há possibilidade de enviar seus relatórios gerados no sistema com extensão ".PDF" por e-mail automaticamente sem precisar anexá-los externamente.

Solução: Sim, é possível. Para isto, no momento da impressão dos relatórios, ou seja, ao clicar no botão "Impressão", é necessário escolher o formato "PDF" na tela subseqüente (Form: Imprimerelatorio3), informar o caminho onde deseja salvar o arquivo e clicar no botão "Salva em disco e envia-o por e-mail" (grifado na figura abaixo na Saída do Relatório). Veja abaixo:




Ao clicar no botão "Salva em disco e envia-o por e-mail" (grifado acima), se abrirá a tela onde o usuário informará o endereço e-mail dos destinatários e um campo para se digitar uma mensagem. Observe:

Observação: Obviamente, é necessário configurar previamente o sistema, de modo que ele saiba qual a conta de e-mail que fará o envio para que o mesmo se processe por intermédio desta referida conta. Esta configuração deverá ser feita apenas uma vez em cada estação e se dará através do botão "Altera Configurações de Servidor" (grifado acima) onde o usuário informará:

  • Servidor (Ex.: smtp.provedor.com.br);
  • Usuário (Ex.: e-mail@provedor.com.br);
  • Senha (senha de acesso à conta de e-mail informado acima).


Relatórios - Envio Por E-mail

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há possibilidade de enviar seus relatórios gerados no sistema com extensão ".PDF" por e-mail automaticamente sem precisar anexá-los externamente.

Solução: Sim, é possível. Para isto, no momento da impressão dos relatórios, ou seja, ao clicar no botão "Impressão", é necessário escolher o formato "PDF" na tela subseqüente (Form: Imprimerelatorio3), informar o caminho onde deseja salvar o arquivo e clicar no botão "Salva em disco e envia-o por e-mail" (grifado na figura abaixo na Saída do Relatório). Veja abaixo:




Ao clicar no botão "Salva em disco e envia-o por e-mail" (grifado acima), se abrirá a tela onde o usuário informará o endereço e-mail dos destinatários e um campo para se digitar uma mensagem. Observe:

Observação: Obviamente, é necessário configurar previamente o sistema, de modo que ele saiba qual a conta de e-mail que fará o envio para que o mesmo se processe por intermédio desta referida conta. Esta configuração deverá ser feita apenas uma vez em cada estação e se dará através do botão "Altera Configurações de Servidor" (grifado acima) onde o usuário informará:

  • Servidor (Ex.: smtp.provedor.com.br);
  • Usuário (Ex.: e-mail@provedor.com.br);
  • Senha (senha de acesso à conta de e-mail informado acima).


Relatórios - Gerar Arquivo PDF

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há possibilidade de gerar seus relatórios para arquivos com extensão ".PDF".

Solução: Sim, é possível. Para isto, no momento da impressão dos relatórios, ou seja, ao clicar no botão "Impressão", é necessário escolher o formato "PDF" na tela subseqüente (Form: Imprimerelatorio3), informar o caminho onde deseja salvar o arquivo e clicar no botão "Salvar em Disco" (grifado na figura abaixo na Saída do Relatório). Veja abaixo:


Observação: O sistema, na realidade, gera o arquivo no formato ".TIFF" que é um arquivo de imagens, sendo assim, quando ele envia esta imagem para o pdf, não permite que o usuário localize trechos do texto. Outro detalhe importante é que não pode haver espaço no nome da pasta, isto é, ela deve ser criada com nome único, sem espaços para que o sistema consiga gerar um arquivo ".PDF", do contrário, gerará (se gerar) um arquivo com extensão ".TIFF".

Preço - Fixação da Tabela de Preço

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como parametrizar o sistema para que o sistema considere determinada tabela de preço como a tabela que servirá de padrão para todas as operações que envolvam o preço dos produtos.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros de loja "PRECOTABELAID" informar o código da tabela de preço que será utilizada com este fim.

Pdvnet - Venda Salva na Entrega

Hipótese: Cliente verifica que, mesmo quanto trabalhando no módulo "Vendas" (ao invés de "Pré Vendas", ao salvar a venda na entrega o valor da venda não entra no saldo do caixa que efetuou a venda.

Solução: Neste caso, o sistema entende este lançamento como uma "Pré Venda", ou seja, ele gera uma reserva no estoque e envia o registro para a separação para a entrega. Neste caso, se o cliente quiser pagar, isto será um "Recebimento Antecipado" a ser registrado (salvo) no Módulo Caixa (form: prestacaoconta).

Pdvnet - Venda Com Indicação

Hipótese: Necessidade do cliente de efetuar venda com indicação e saber quem indicou determinado cliente.

Solução: É necessário utilizar o Cadastro de Médicos (form: cadmedico) para cadastrar os indicadores e habilitar o Parâmetro Global SEMPREPEDEMEDICO para que no momento da venda, ao selecionar o cliente habilite um campo para a escolha de quem fez a indicação daquele cliente, porém, o cliente deverá ser informado que quando parametrizar o sistema desta forma, todas as suas vendas deverão ser feitas sob indicação, do contrário o sistema não o permitirá finalizar a mesma.

Observação: Caso o cliente queira saber quais as vendas feitas sob indicação, existe um relatório chamado "Movimento de Vendas - Indicação" (form: relindicacao).
Se o cliente quiser, ainda, abater da comissão dos seus vendedores, um percentual que ele, porventura, pague aos seus indicadores, poderá utilizar o relatório denominado "Comissão Por Modalidades" (form: fincomissaomodalidades).

Pdvnet - Venda

Hipótese: Cliente verifica ao tentar gravar/salvar uma venda que dá a seguinte mensagem de erro:

"O operador não está com o caixa aberto..."

Solução: Isto ocorre, pois o form que está sendo utilizado pelo vendedor é o vendaautoservico (ou vendaautoservico_1_7) que é form responsável por vendas diretas nas quais o próprio vendedor recebe o valor pago pelo cliente, portanto ele também deverá ter um caixa vinculado à sua senha e somente poderá efetuar vendas depois que abrir o caixa, para que o valor recebido entre no saldo do seu caixa. A isto denominamos Venda.
No caso em que o cliente queira trabalhar efetuando vendas no balcão e encaminhando o cliente para efetuar o pagamento a um operador de caixa, é necessário utilizar vendaautoservico, .t. (ou vendaautoservico_1_7, .t.). A isto denominamos Pré-Venda.

Pdvnet - Tipo de Impressão dos Cupons Não Fiscais

Hipótese: Necessidade do cliente de saber onde trocar o tipo de impressão das vendas.

Solução: Para isto, basta em parâmetros de loja "TIPOIMPRESSAOVENDA" informar o tipo de impressão dos cupons não fiscais desejado que são os seguintes:

1 - Não Imprime;

2 - Imprime em impressora Jato de Tinta em 1/2 (meia) folha.

Pdvnet - Tipo de Impressão do Orçamento

Hipótese: Necessidade do cliente de saber onde trocar o tipo de impressão dos orçamentos.

Solução: Para isto, basta em parâmetros de loja "TIPOIMPRESSAOORCAMENTO" informar o tipo de impressão desejada que são os seguintes:

1 - Não Imprime;

2 - Imprime em impressora de 40 colunas;

3 - Imprime em impressora Jato de Tinta;

Pdvnet - Solicitar Senha do Vendedor Na Venda

Hipótese: Necessidade do cliente de que o sistema solicite a senha do vendedor na abertura de uma venda.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Em parâmetros de loja "AUTENTICAVENDEDOR" informe o valor "SIM";

2º) No cadastro de Funcionário informe o Código de Barras do Cartão que corresponderá ao usuário e informe sua senha;

3º) Reinicie o sistema.

Observação: É necessário informar ao cliente, porém, que o usuário e senha informado no Login do Sistema não precisa ser o mesmo da abertura da venda, ou seja, poderá ser usado um Login para abrir o sistema e outro para abrir a venda.

Pdvnet - Salvar no Caixa

Hipótese: Cliente alega que não efetua entrega no cliente, mas que, ainda assim, no Pdvnet na tela de venda (form: vendaautoservico) consta um botão para "Salvar na Entrega", sendo assim, gostaria que este botão não aparecesse, ficando somente o botão "Salvar no Caixa".

Solução: Na realidade, trata-se de uma configuração simples que se encontra em parâmetros de estação. No parâmetro "MODULO" haverão as seguintes opções:

  • Valor "CAIXA" irá ocultar o botão "Salvar na Entrega";
  • Valor "PDV" irá ocultar o botão "Salvar na Caixa";
  • Valor "CAIXA/PDV" aparecerão ambos.

Pdvnet - Salto de Linhas no Cupom não Fiscal

Hipótese: Cliente alega que nos cupons não fiscais a impressora não ejeta o papel de modo que se possa destacar o cupom sem problemas, sendo assim, ele deseja que a impressora dê um salto maior na ejeção do cupom para que este possa ser destacado sem que nenhuma informação impressa seja cortada.

Solução: Para isto, basta em parâmetros de loja "PULODELINHAS" informar o número de linhas necessário para que se ejete o papel a contento.

Pdvnet - Recuperar Pré-Venda

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como fazer com que o sistema, depois que o usuário incluir novos produtos à uma pré-venda existente através do botão "Recuperar", ao invés de adicionar os itens à pré-venda já existente, deseja que o sistema gere uma nova pré-venda com numeração distinta.
Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros globais "ATUALIZAPREVENDA" informar o valor "NÃO", que o sistema irá gerar uma nova pré-venda e manterá a anterior com a numeração distinta.

Pdvnet - Placa do Caminhão da Entrega

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como informar a placa do veículo no qual será transportada a mercadoria a ser entregue aos seus clientes, nos casos em que a venda for salva na entrega.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros globais "SEMPREPEDEPLACA" informar o valor "SIM", que o sistema irá exigir ao usuário que informe no form: entregamotoboy além do nome do entregador, a placa do veículo no qual ele efetuará a entrega;

Observação: A finalidade deste recurso é que na impressão do Romaneio de Entregas Liberadas (40 Colunas) seja impressa também a placa do veículo.

Pdvnet - O "Cursor" na Tela de Venda

Hipótese: Cliente gostaria de saber porque o sistema não permite alterar a quantidade que será vendida do produto, ou seja, quando ele está informando o código do produto, o sistema está processando o produto sem perguntar a quantidade desejada, informando a quantidade 1.

Solução: Na verdade, é necessário que em parâmetros de estação "QTDPADRAO1" o usuário informe o valor "NÃO" para que o sistema permita-o editar o campo QTD da tela de venda ou pré-venda (Forms: vendaautoservico ou vendaautoservico_1_7).

Pdvnet - Número de Vias na Impressão do Orçamento

Hipótese: Necessidade de estipular o número de vias na impressão dos Orçamentos gerados no sistema.

Solução: Basta fazê-lo em parâmetros de loja "NUMERODEVIAS".

Pdvnet - Não Trabalhar Com Entrega

Hipótese: Cliente alega que não quer trabalhar efetuando entrega e que, portanto, não há necessidade que o sistema envie um registro para a tela de separação de entrega (Form: venseparacao) e, conseqüentemente, para a entrega (Form: entregamotoboy).
Solução: Para atender a esta solicitação, basta entrar em parâmetros de loja e informar em "ALERTAVENDABALCAO" o valor "SIM" que quando o usuário clicar no botão "Salvar na Entrega" na tela da pré-venda (Form: vendaautoservico) o sistema apresentará a seguinte mensagem "Esta pré-venda não possui entrega nem reservas. Deseja prosseguir com a gravação da pré-venda".

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pdvnet - Mensagem Impressa no Cupom Não Fiscal

Hipótese: Cliente gostaria de inserir uma mensagem nos cupons não fiscais emitidos (ex.: Desejamos boas festas e um feliz natal e um próspero ano novo!) e quer saber se isto é possível.

Solução: Sim, para isto, basta inserir a referida mensagem em parâmetros de loja "MENSAGEM".

Pdvnet - Histórico das Vendas

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como parametrizar o sistema para que todas as vendas feitas sejam lançadas num único histórico de movimentação de estoque em seus relatórios e consultas.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros de loja "ESTOQUEHISTORICO" informar o código do histórico de movimentação de estoque desejado, que o sistema irá atribuir este histórico à todas as vendas efetuadas.

Pdvnet - Estornar Recebimento de Venda no Caixa

Hipótese: Necessidade do(a) operador(a) do caixa estornar uma venda que foi recebida no caixa indevidamente

Solução: Para solucionar este problema, basta entrar na tela "PDV.Net - Estorno de Recebimento de Venda" (Form: estornarec) e informar se a venda que será estornada foi proveniente de uma venda ou pré-venda, e, em seguida, informar o número desta venda, vendedor e cliente. Em seguida, basta clicar no botão "Salvar" que o estorno será feito.

Observação: Este procedimento deverá estornar a baixa que foi feita no estoque, bem como o lançamento de recebimento efetuado no saldo do caixa e, conseqüentemente, a comissão do vendedor.

Desconto Por Produto

Hipótese: Necessidade do cliente de estipular um desconto máximo para determinado produto, ou seja, quando determinado item do estoque for vendido, somente será possível dar este desconto máximo estipulado pelo cliente.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Entre, no Gwnet (com o novo menu ajustado) em Cadastros\Produtos\Tabela de Preços\Ajuste de Preço\Desconto por Classe (%) e confira dando um se foi aberto o form: "tabgrupodesconto";

2º) Informe o código do produto desejado e no campo "Desconto (%)" informe o percentual desejado. Em seguida, clique no botão gravar.

3º) Verifique no Pdvnet, que no momento em que for informado este produto na venda, quando o cursor passar pelo campo "% Desc.", no canto inferior esquerdo da tela o sistema apresentará o percentual máximo de desconto que se poderá dar para aquele item (Ex.: Desc. Máx. 5.50%).

Observação: O sistema apenas informará o percentual máximo de desconto, mas não impedirá que seja feita a venda com desconto com percentual acima deste desconto máximo. Caso o cliente queira restringir este desconto acima do máximo a um usuário específico, deverá configurar isto seguindo o roteiro abaixo:

1º) Cadastre um usuário para o "vendedor" (que não possui esta autorização para o desconto máximo);

2º) Cadastre um usuário para o "autorizador" (ou seja, este supervisor que estará autorizado a dar o desconto);

3º) Informe o percentual máximo de desconto do produto desejado conforme a configuração informada anteriormente;

4º) Cadastre um grupo de usuários chamado "Autorização de Desconto" no menu e na opção
"Vender com desconto acima do permitido nos produtos" dentro de Permissões/De Realizar Operação, informe o valor "50" (Neste exemplo, este usuário "autorizador" poderá dar um desconto acima do máximo estipulado para este produto, desde que não seja superior a 50%).

5º) Cadastre um grupo de usuários chamado "Menor Desconto" e na opção "Vender com desconto acima do permitido nos produtos" dentro de Permissões/De Realizar Operação, informe o valor "0";

6º) Vincule o usuário "vendedor" ao grupo "Menor Desconto";

7º) Vincule o usuário "autorizador" ao grupo "Autorização de Desconto";

Pdvnet - DDD do Cliente

Hipótese: Necessidade do cliente de configurar o sistema para que na tela de venda (Form: vendaautoservico) ao clicar no botão "Cliente" o sistema abra a tela subseqüente (Form: pedcliente2) já com o campo DDD preenchido com o código desejado (ex.: 21).

Solução: Para isto, basta que em parâmetros de loja "DDD" o usuário informe o codigo desejado (ex.: 21).

Pdvnet - Consulta de Produtos

Hipótese: Necessidade do cliente de efetuar consultas dos produtos no estoque pela descrição ou referência, sem precisar abrir a tela de venda.

Solução: Ao pressionar as teclas o sistema abrirá uma tela de consulta (form: estpesquisa) e no grid desta tela serão listados: código, descrição, referência, marca, ean, estoque disponível, preço e localização física do produto no estoque.

Observação: Este recurso se aplica não somente ao Pdvnet, mas também ao Gwnet.

Pdvnet - Configuração de Balança

Hipótese: Necessidade do cliente de configurar o sistema para trabalhar com balança no momento da venda.

Solução: Para configurar o sistema para isto é necessário seguir o seguinte roteiro:

1º)
Em parâmetros de estação "BALANCA_CHECKOUT" informe o valor "SIM". Neste caso, o sistema entenderá que na porta serial daquela estação existe uma balança conectada.

2º)
No cadastro de produtos no botão EAN, informe o código de barras do produto vendido por peso.

3º)
Em parâmetros de loja "PREFIXO_BALANCA" informe o caracter que caracteriza este código como um código de barras de um produto vendido por peso.

4º)
Em parâmetros de loja "CODIGO_BALANCA" informe a quantidade de dígitos do código do produto que está imbutido na composição do código de barras do produto vendido por peso.


Observação: Este recurso funciona apenas com as balanças da marca TOLEDO.

Pdvnet - Bloqueio na Separação de Mercadoria

Hipótese: Necessidade de bloquear a separação de mercadorias quando o cliente não houver pago a venda no caixa.

Solução: Isto é possível e basta que em parâmetros de loja "BLOSEPVENDANAORECEBIDA" o usuário informe o valor "SIM", desta forma, enquanto o cliente não efetuar o pagamento antecipado da venda no caixa, o setor de expedição não consiguirá efetuar a separação da mercadoria para a entrega.

Pdvnet - Bloqueia Desconto por Modalidade se já houver Desconto por Produto

Hipótese: Necessidade do cliente de bloquear o campo "% Desc." ao escolher a modalidade de pagamento para finalizar a venda, quando for lançado nesta venda um produto que já possua um desconto máximo estipulado, ou seja, como o produto já possui um desconto máximo estipulado, se o sistema permitisse que o usuário lançasse um desconto na venda, por fim, ele teria um "prejuízo", pois estaria dando mais desconto do que sua margem de lucro, em tese, permitiria.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:
1º) Em parâmetros de estação "DESC_ACRESC_MANUAL" informe o valor "SIM";

2º) Nas modalidades de venda, marque a opção "Bloqueia Produto";

3º) Entre, no Gwnet (com o novo menu ajustado) em Cadastros\Produtos\Tabela de Preços\Ajuste de Preço\Desconto por Classe (%) e confira dando um se foi aberto o form: "tabgrupodesconto";

4º) Informe o código do produto desejado e no campo "Desconto (%)" informe o percentual desejado. Em seguida, clique no botão gravar.

5º) Verifique no Pdvnet, que no momento em que for informado este produto na venda, quando o cursor passar pelo campo "% Desc.", no canto inferior esquerdo da tela o sistema apresentará o percentual máximo de desconto que se poderá dar para aquele item (Ex.: Desc. Máx. 5.50%).

6º) Gere uma pré-venda com este produto que já possui um desconto máximo cadastrado, lançando no campo "% Desc." um desconto até o limite estipulado.

7º) Em seguida, nesta mesma pré-venda, ao selecionar a forma de pagamento, se o usuário tentar informar no campo "% Desc." algum outro percentual, o sistema
não permitirá.

Pdvnet - Alterar o Código Sequencial

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como parametrizar o sistema para que o código sequencial dos produtos sejam alterados de acordo com a sua necessidade.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros global "GERA_CODIGO" informar o valor "NÃO", que o sistema irá permitir ao usuário editar o código sequencial que o próprio programa sugere no canto superior esquerdo da tela.

Funcionamento - Ordem Serviço

Operações Bancárias - Tipo do Lançamento Bancário Automático

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como parametrizar o sistema para que todos os lançamentos bancários efetuados a partir de uma transferência do caixa centralizador para o banco (Form: caixafechamento ao clicar no botão "Transfere p/ Banco") sejam lançados com determinado histórico de lançamento no extrato bancário e eventuais consultas e relatórios.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros de loja "FEBRABANTIPOLANID" informar o código do tipo de lançamento bancário desejado, que o sistema irá atribuir este histórico no extrato bancário e eventuais consultas e relatórios.

Operação Bancária - Conciliação

Hipótese: Cliente gostaria de saber qual a finalidade do módulo de Conciliação Bancária (form: finconciliacao) e se a utilização do mesmo é obrigatória ou não.

Solução: A Conciliação Bancária é um comparativo entre as movimentações existentes em uma Conta Bancária e as existentes no Controle Financeiro do Gwnet, pois, como é sabido por todos, às vezes existem atrasos naturais entre as emissões de cheques e as suas respectivas compensações pelo banco e estes atrasos, por conseguinte, reflem um saldo temporariamente incorreto que poderá ser verificado através do comparativo feito entre a Conciliação Bancária deve demonstrar Naturalmente, as diferenças encontradas na Conciliação Bancária deverão ser corrigidas, ou seja, é necessário que sejam feitos novos lançamentos manualmente no Extrato Bancário do Gwnet, caso sejam identificados lançamentos no extrato bancário expedido pelo banco e estes não constem no Extrato bancário do Gwnet. Se, porém, o lançamento que foi compensado no extrato bancário expedido pelo banco, ainda constar na Conciliação Bancária do Gwnet, é preciso clicar no botão "Lançar na Conta Corrente" (form: finconciliacao) para que este lançamento vá para o Extrato Bancário do Gwnet.
O usuário não é obrigado a utilizar a conciliação, sendo assim, caso não queira utilizá-la, deverá desmarcar a opção "Tem Conciliação" no cadastro da Conta Bancária (form: cadbanco).

Observação: Existem extratos eletrônicos disponibilizados pelos bancos que otimizam as rotinas da conciliação bancária, reduzindo assim a margem dos erros no momento dos lançamentos nos softwares de automação financeira, dentre os quais, podemos destacar os CNAB400, CNAB240, OFC ou OFX. Os CNAB400 e CNAB240. O Gwnet apenas trabalha com o CNAB400, que, por sinal, está relacionado à baixa automática de títulos via rotina de envio de arquivo remessa.

Financeiro - Arquivo Retorno

Hipótese: Cliente gostaria de saber se o sistema trabalha com Arquivo Retorno, ou seja, com baixa automática das cobraças bancárias.

Solução: Sim, o sistema trabalha com Arquivo Retorno através do form: reccobrancaedi, onde o cliente informará o tipo de lançamento bancário que deverá ser feito no Extrato Bancário do sistema (Form: finextratobancoloja) e o caminho de onde o sistema deverá buscar o Arquivo Retorno enviado pelo banco.

Observação: O Arquivo Retorno consiste num arquivo enviado pelo banco ao Cedente para informar as liquidações ocorridas, confirmar o recebimento dos títulos e das instruções comandadas pelo correntista. O layout do arquivo retorno obedece a padronização de acordo com o layout habilitado junto ao Banco de acordo com sua carteira de cobrança. Este arquivo fará com que o sistema baixe automaticamente os títulos existentes no contas a receber, relacionados àquela cobrança. Outro detalhe importante é que o Arquivo Retorno independe do envio do Arquivo Remessa, isto é, os bancos fornecem Arquivo Retorno mesmo para cobranças "sem registro" ou "sem existência".

Financeiro - Arquivo Remessa

Hipótese: Cliente gostaria de saber se o sistema trabalha com Arquivo Remessa, ou seja, com emissão de cobraça bancária eletrônica.

Solução: Sim, o sistema trabalha com Arquivo Remessa através do módulo Emissão de Cobrança Bancária (Form: reccobrancaelet), no padrão CNAB400, mas para a utilização deste módulo, é necessário que o cliente verifique no manual do banco quais os códigos da cobrança (1 e 2), o percentual da taxa de mora e o código da ocorrência, pois ao clicar no botão "Exporta arquivo" que está dentro do form: reccobrancaelet, se abrirá o form: exportacobranca onde ele preencherá estas informações colhidas no referido manual. Além destas informações o cliente precisará preencher também o caminho e o nome do arquivo que será gerado e enviado para o banco validar e processar a cobrança.

Observação: O Arquivo Remessa é uma rotina do sistema que gera um arquivo que será enviado pelo cliente ao seu banco contendo a cobrança a ser processada, seja ela impressa pelo próprio Cedente ou pelo Banco. Com este arquivo o banco terá ciência da cobrança a ser enviada para os seus clientes, antes mesmo dela ser processada, sendo possível executar todas as ações acordadas previamente com o cedente.
Este serviço costuma ser indicado quando os clientes desejarem:
- a emissão de seus boletos pelo banco;
- o protesto dos títulos de seus clientes inadimplentes;
O envio do Arquivo Remessa é dispensável quando o próprio cliente imprimir seus boletos usando sua impressora e não desejar protestar os boletos, pois não haverá nenhuma vantagem adicional em se registrar a cobrança junto ao banco. Sendo assim, normalmente o processamento da cobrança se dá por carteiras do tipo "registrada", salvo, se o próprio Banco for imprimir as cobranças dos clientes.

No Stop System - Inclusão do Form para Sincronizar Vendas Off-line

Hipótese: Necessidade do cliente de saber qual o nome do form que permite ao usuário do No Stop System a inclusão da tela para Sincronizar Vendas Off-line, pois ele consultou através do Alt + Page Up e viu que o nome do form é "sincronizarprevendas", mas ao adicionar este form "sincronizarprevendas" no cadastro de usuários, o sistema não o reconhece.

Solução: Na verdade, esta tela representa, segundo os programadores, um método de programação e não um form, portanto, para incluir manualmente no cadastro de usuários o nome do form é "sincronizaroffline" e não "sincronizarprevendas".

No Stop System - Funcionamento

O Gwnet - No Stop System foi desenvolvido, tendo em vista os casos nos quais empresas do mesmo grupo empresarial, utilizam o Gwnet, via web através de um no-ip, mas que, às vezes se vêem prejudicadas com as instabilidades da internet, pois quando a internet cai o sistema perde a conexão remota e para de funcionar.
O No Stop System foi desenvolvido, exatamente, para que quando a internet cair, o sistema passe a funcionar off-line gravando suas vendas na base de dados local e, tão logo a conexão com a internet seja restabelecida, o sistema torna a funcionar on-line sincronizando a base de dados local com a base de dados remota.
Para que o recurso No Stop System funcione, é preciso ter em mente que haverão, pelo menos, duas estruturas de rede interna distintas que estarão se comunicando via internet. Observe o exemplo abaixo, do lado esquerdo um servidor dedicado que é o servidor geral do grupo de empresas (mas, também, com aptidão para ser um servidor também da rede local daquele “escritório central”) e do lado direito um outro servidor local de uma outra loja enviando e recebendo dados para este servidor remoto. Vejamos:



As configurações deste servidor remoto (via web) são exatamente as mesmas configurações tradicionais já implementadas habitualmente pelos instaladores. As novas configurações serão processadas nas outras lojas em sua rede local.
Cada loja terá um servidor da rede local e neste será instalado o SQL2005 nos mesmos moldes de praxe, porém, depois de instalado serão feitas nele algumas configurações que veremos a seguir:

1º) Será criado um novo Database
que receberá um banco de dados zerado, ou a cópia do banco de dados que já está sendo utilizada no servidor remoto (via web). Esta segunda opção é a mais indicada.


2º) Será criado um novo Linked Server onde se apontará no SQL local o nome do servidor remoto (via web).

Na nova tela que será aberta basta informar no campo “Linked server” o nome do servidor remoto (via web) e marcar a opção “SQL Server”, em seguida clicando no botão “ok”.
Observe abaixo:


3º) Serão configuradas as propriedades deste novo Linked Server, principalmente para que se possa informar o nome do usuário do banco (normalmente “as”) e a senha do banco (normalmente “gwnet2007”).

Na tela das propriedades do Linked Server, é necessário selecionar a página “Security” e nela clicar na opção: “Be made using this security context:” que os campos “Remote login:” e “With password:” serão habilitados para que se informe o usuário e senha do banco de dados que está no servidor remoto (via web).


4º) Será restaurado o banco de dados de Menu que é o cadastro de todos os usuários e todas as senhas que já estão sendo utilizadas no servidor remoto (via web).

5º) Será criado um arquivo de lote chamado AtuCadNSS.bat que deverá ser rodado no servidor da rede local, todas as vezes que se desejar atualizar a base de dados local com os dados do servidor remoto (via web). Este arquivo deverá conter as seguintes informações:
osql -U sa -P gwnet2007 -Q "USE gwnetlocal DECLARE @DATAFIM DATETIME, @DATAINI DATETIME SELECT @DATAFIM = GETDATE(), @DATAINI = @DATAFIM -2 EXEC sp_BuscaPrecoRemoto @DATAINI ,@DATAFIM , '[SERVIDORREMOTO.NO-IP.INFO].SERVIDORREMOTO' EXEC sp_atucad '[SERVIDORREMOTO.NO-IP.INFO].SERVIDORREMOTO ' "
pause
cd \
cd c:\windows\system32
shutdown -t 9600 –s

É preciso conhecer o conteúdo deste arquivo:
  • sa é o nome do usuário do SQL local;
  • gwnet2007 é a senha do SQL local;
  • gwnetlocal é o nome do novo Database criado no SQL local;
  • SERVIDORREMOTO.NO-IP.INFO é o nome do no-ip atribuído ao servidor remoto (via web) no ato da implantação;
  • SERVIDORREMOTO é o nome da máquina que é o servidor remoto (via web).
Este arquivo de lote, inclusive, poderá ser colocado no agendador de tarefa do windows, se for o caso, do contrário, algum funcionário daquela loja ficará responsável em executar este arquivo para que a atualização ocorra.
Terminadas estas configurações gerais, no servidor da rede local será necessário configurar o Gwnet para “enxergar” a base de dados local que fora criada anteriormente. Para isto, é necessário criar um atalho para o Gwnet no servidor da rede local e como o menu que está sendo utilizado na rede local é o mesmo que está sendo usado na rede remota, bastará na tela de login digitar em “usuário” a palavra: CONEXAO@LOCAL e a seguinte tela se abrirá:


Esta é a tela tradicional de configuração da conexão com o banco de dados, ao terminar, basta clicar em “Gravar” e o sistema irá abrir os dados da base de dados local que após a execução do arquivo de lotes AtuCadNSS.bat será sincronizada com a base de dados do servidor remoto (via web).
Ao terminar as configurações, é necessário criar um atalho do sistema de vendas off-line a ser utilizado nas estações e para isto é necessário criar um atalho do executável do Gwnet e clicar sobre este atalho com o direito do mouse, entrando nas propriedades do mesmo e informando no termino do caminho que está no campo “Destino”, a informação: “offline”. Vejamos abaixo:









Tendo feito esta configuração no atalho, basta acessar ao sistema off-line da mesma forma que foi acessado o Gwnet do servidor da rede local, digitando na tela de login em “usuário” a palavra: CONEXAO@LOCAL e refazendo as configurações que foram feitas no servidor local e, desta forma, tanto o servidor local, bem como as estações locais (com o off-line) enxergarão os dados restaurados no servidor da rede local.
Após isto, nas estações da rede local, para acessar ao sistema é preciso logar no sistema da seguinte forma: nome do usuário + @ + a palavra “LOCAL” (ex.: ADMINISTRADOR@LOCAL) e em seguida o sistema fará uma verificação da conexão remota entre o servidor da rede local e o servidor remoto (via web) e retornará uma mensagem dizendo se há ou não conexão com o servidor remoto. Veja abaixo:

No Stop System - Caminho da Base de Dados (Rede Local)

Hipótese: Necessidade do cliente de saber como acessar os dados no SQL da rede local onde fará Vendas Off-line.

Solução: É necessário logar no sistema com o login CONEXAO@LOCAL e depois que fizer os ajustes, o usuário "logará" com o seu login de usuário adicionando o sufixo @LOCAL (Ex.: ADMINISTRADOR@LOCAL, FULANO@LOCAL etc...).

Loja de Trabalho - Configuração

Hipótese: Cliente gostaria de saber onde informar qual a empresa de trabalho, pois observou que no canto superior esquerdo da tela, ao lado do nome e versão do sistema, consta um código de uma loja diferente da que ele está utilizando e com isto tudo o que ele fizer no financeiro e no estoque será lançado na empresa errada.

Solução: Esta informação poderá ser lançada de duas formas:

1º) Em parâmetros de Estação "LOJAPADRAOID" informando o código da empresa desejada. Neste caso, o sistema assumirá permanentemente este código informado como default, ou seja, mesmo que reinicie o sistema, permanecerá a loja que ele informou.

2º) Na tela de lançamento da empresa de trabalho atual (Form:lojaatual) é possível informar provisoriamente o código da empresa na qual se quer trabalhar naquele momento. Neste caso, quando o usuário reiniciar o sistema, este tornará a trabalhar com a loja padrão configurada nos parâmetros de Estação.

Ficha Financeira - Baixa de Títulos Com Vários Cheques

Hipótese: Necessidade do cliente de fazer o pagamento de um título com vários cheques.

Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:

1º) Entre na tela de baixa do contas a pagar (form: pagbaixa) e selecione o título desejado;

2º) Clique no botão "Ajusta Título";

3º) Na tela que se abrirá (form: ajustatitulosbaixa) marque a opção "Baixa Parcial" e informe o
valor de primeiro cheque, a data do próximo cheque (parcela) e confirme;

4º) O sistema criará no contas a pagar um título com o mesmo número e o valor será o saldo remanescente do ajustamente do título.

Ficha Financeira - Título Baixado Que Não Consta no Extrato Bancário

Hipótese: Cliente verifica ao abrir o seu Extrato Bancário (form: finextratobancoloja) que o título que havia baixado no contas a pagar (form: pagbaixa) lá não consta.

Solução: Na verdade, se a Conta Bancária (form: cadbanco) do cheque que foi emitido pela empresa para efetuar o pagamento do título estiver com a opção "Tem Conciliação" marcada, este registro constará no módulo de Conciliação Bancária (form: finconciliacao), sendo assim, é necessário que o cliente concilie este cheque, lançando-o na conta corrente. Caso o cliente queira que ao baixar o título o sistema já efetue o lançamento diretamente no Extrato Bancário, é preciso desmarcar a opção "Tem Conciliação" do cadastro da Conta Bancária.

Observação: Se, por ventura, o lançamento na conta corrente, isto é, no Extrato Bancário do Gwnet for feito indevidamente e for necessário estorná-lo, isto será possível através do módulo de Estorno de Contas Pagas (Form: pagbaixaestorno). Ao estornar a conta que foi paga com o referido lançamento bancário, o sistema se encarrega de estornar o lançamento no extrato bancário reativando-o na Conciliação Bancária do Gwnet.

Ferramenta - Alterar "Classes" dos Produtos

Hipótese: Necessidade do cliente de modificar as classes dos produtos, ou seja, transferir todos os produtos que estão com a Marca "X", para Marca "Y", bem como em relação à "Família", "Grupo" e "Linha".

Solução: Para alterar as classes dos produtos nestes termos, é necessário entrar no form: alteraclasse e informar a classe atual que é denominada "origem" e também informar a classe que irá receber os itens transferidos que é denominada "destino". Em seguida, clique no botão executar.

Ferramentas - Janela de Comandos

Hipótese: Necessidade do cliente de saber qual a função do form "ferramentas", mais especificamente, da opção "Janela de Comandos".

Solução: A "Janela de Comandos" representa a tela New Query do SQL Server onde são digitados comandos SQL que afetam diretamente o banco de dados, ou seja, com esta "Janela de Comandos", caso o usuário necessite fazer algum ajuste ou pesquisa no banco de dados via comandos SQL, não precisará mais abrir o SQL Server, mas poderá fazer isto através do próprio Gwnet.

Faturamento - PRG de Impressão da NF

Hipótese: Necessidade de saber onde está o arquivo de layout PRG utilizado para a impressão de notas fiscais para eventuais ajustes.

Solução: O caminho e o nome deste arquivo encontram-se em parâmetros de loja "PRG_IMPRESSAO_NF".

Faturamento - PRG de Impressão de Fatura

Hipótese: Necessidade de saber onde está o arquivo de layout PRG utilizado para a impressão das faturas para eventuais ajustes.

Solução: O caminho e o nome deste arquivo encontram-se em parâmetros de loja "PRG_IMPRESSAO_FATURA".

Faturamento - Lançar a Série ao Imprimir a NF

Hipótese: Necessidade de se informar o número da série da notas fiscais no momento da emissão das mesmas (Form: vennotafiscal), pois o cliente emite notas com séries distintas.
Solução: Isto é possivel, mas é necessário que em parâmetros de loja "PEDESERIENF" o usuário informe o valor "SIM" para que o sistema permita-o informar o número da série da nota fiscal impressa, abrindo uma tela para isto (Form: serienotafiscal).
Observação: É interessante ressaltar que para para que este recurso funcione, o cliente já precisa ter o PRG de impressão devidamente parametrizado e, também, deverá ter a referida série previamente cadastrada na tela de configuração da série da nota fiscal (Form: cadnotafiscal), do contrário, o sistema dará uma mensagem dizendo que a série informada não foi cadastrada para aquela loja.

Faturamento - Emissão de Cobrança

Hipótese: Necessidade do cliente de emitir boleta de cobrança bancária no sistema, com ou sem o código de barras.
Solução: Para solucionar este problema, siga o seguinte roteiro:
1º) Cadastre uma Conta Bancária (Form: CadBanco) preenchendo os dados referentes à Agência, Conta Corrente, Cobrança (que é a Conta Corrente onde serão depositadas as quantias recebidas), Próxima Cobrança (que é a seqüencia na qual a impressão iniciará), Carteira (número que será informado pelo banco, indicando se a cobrança será registrada ou não) e Tarifa Bancária (que é o valor da tarifa cobrada pelo banco ao receber a boleta);
2º) Emita a cobrança através do Form: vencobrancabanco clicando em "Listar", marcando a venda que deu origem à cobrança e selecionando o banco.
Observação: Caso a boleta tenha que gerar o código de barras, é necessário escolher, no cadastro da Conta Bancária (Form: CadBanco), o Tipo de Cobrança "LASER" e ao emitir a cobrança deve-se informar a "Espécie" e a "Moeda". Outro detalhe é atentar para a opção "Adiciona o valor da tarifa na formação do cód. barras" e "Imprime o valor da tarifa no campo Outros Acréscimos".
Se, porém, a boleta for do tipo pré impressa, basta escolher o Tipo de Cobrança "MATRICIAL
".

Faturamento - Desconto em Nota Fiscal Agrupada

Hipótese: Cliente gostaria de saber porque quando tenta emitir uma Nota Fiscal Agrupada das vendas selecionadas clicando no botão "Impressão de N.F." (Form:vennotafiscalagrupada) observa que na aba "Despesas Acessórias" (Form:dados_notafiscal), o sistema na composição da Nota apresenta um desconto que, por fim, é impresso no corpo da nota como um desconto geral que não existe.

Solução: Na realidade, se forem agrupadas duas vendas, por exemplo, que tenham o mesmo produto com valores unitários diferentes, o sistema pegará o maior e, em seguida, dará um desconto para acertar o valor da nota.

Concentrador 10 - Zerar Movimentos

Hipótese: Necessidade do cliente de zerar todos os movimentos das vendas armazenadas no Concentrador 10.

Solução: Esta situação poderá ser resolvida de duas formas:

1º) Abrindo o sistema Suporte8 e digitando os comandos:
ZAP IN CUPOM
ZAP IN SUPRIMENTOSANGRIA

2º) Informando o período desejado em Utilitários\Apaga Movimento que está dentro do próprio Concentrador 10 que o sistema apagará todos os movimentos importados no sistema no período especificado.

Observação: É fundamental que antes de iniciar um ou outro procedimento, o analista solicite ao cliente um fax ou um e-mail solicitando isto, e, também, que se faça um backup do sistema, pois o efeito será irreversível haja vista que o comando ZAP cria um novo arquivo com a mesma estrutura atual sobrescrevendo o arquivo original.

Compra - Histórico das Compras

Hipótese: Cliente gostaria de saber se há como parametrizar o sistema para que todas as compras lançadas através de nota fiscal de entrada sejam lançadas num único histórico de movimentação de estoque em seus relatórios e consultas.

Solução: Sim, para isto, basta em parâmetros de loja "ESTOQUEHISTORICOENTRADA" informar o código do histórico de movimentação de estoque desejado, que o sistema irá atribuir este histórico à todas as compras efetuadas.

Compra - Envio de Apenas Parte do Pedido

Hipótese: Necessidade do comprador - ou do funcionário que lança a nota fiscal de entrada - de lançar uma nota fiscal cujas quantidades diferem da quantidade que foi solicitada no pedido, ou seja, o fornecedor enviou - ou o transportador trouxe - apenas uma parte e não a totalidade do que foi solicitado através do pedido de compra.

Solução: Esta situação pode ser denominada de atendimento de pedido "Parcialmente" ou "Com Corte":

  • Parcialmente, quando embora a quantidade que chega seja menor do que a solicitada, o cliente continua no aguardo da quantidade restante. Para lançar a nota fiscal de entrada, nestes casos, é necessário que na tela da nota fiscal de entrada (Form: CompraProduto) o usuário clique no botão "Pedido de Compra" e dê duplo clique sobre o item que veio com a quantidade divergente, lançando no campo "Qtd." a quantidade que efetivamente chegou. Neste caso, o sistema deixará o pedido em aberto.
  • Com Corte, quando o cliente decide não esperar pela quantidade restante, aceitando a nota fiscal normalmente como se ela tivesse chegado exatamente conforme foi pedido. Neste caso a alteração deverá ser feita da seguinte forma: (1) diretamente no pedido através de uma alteração na quantidade pedida (editar); ou (2) Ao clicar no botão "Pedido de Compra" (Form: PedidosFornecedor) que está na tela da nota fiscal de entrada (Form: CompraProduto) o usuário deverá clicar no botão "Detalhes" e fazer a devida alteração na quantidade pedida.

Compra - Distribuição Entre Lojas

Hipótese: Necessidade do cliente de configurar o sistema para que na própria tela de compra ele possa fazer a distribuição das mercadorias que estão sendo compradas, para cada uma das suas filiais sem precisar emitir uma nota fiscal de transferência de mercadoria.

Solução: Para isto, basta que em parâmetros de loja "DISTRIBUI_PROD" o usuário informe o valor "SIM" e no momento em que o usuário informar a quantidade do item na nota fiscal de compra (Form: compraprdedita2) abrirá uma nova tela (Form: distribuiproduto) onde ele poderá informar no campo "Qtd" as quantidades que serão distribuídas para cada uma das empresas do grupo.

Observação: Vale ressaltar que quando a nota fiscal for gravada, no caso de haver distribuição de itens nela, o sistema dará ao usuário a oportunidade de imprimir um relatório de distribuição que servirá como uma espécie de romaneio.

Comissão - Venda no Cartão de Crédito

Hipótese: Necessidade do cliente de saber qual o percentual que será pago aos seus vendedores nas vendas efetuadas no cartão de crédito.
Solução: O sistema considerará o percentual que foi informado no campo "A prazo" que está dentro da tela "Configura Comissão por Vendedor" (form: comiconf).

Comissão - Percentual Sobre a Nota ou Sobre Famílias/Grupos

Hipótese: Cliente questiona se o percentual que ele informa nos campos "À vista" e "A prazo" será calculado sobre a nota ou sobre famílias/grupos dentro da tela "Configura Comissão por Vendedor" (form: comiconf).

Solução: Na realidade, isto será definido pelo próprio usuário, de acordo com a opção que ele marcar, isto é, em "Cálculo":
  • Sobre a nota - significa que a comissão será paga ao vendedor sobre o valor discriminado nos documentos de vendas emitidos pelo sistema.
  • Sobre famílias/grupos - significa que a comissão será paga ao vendedor de acordo com as mais variadas alíquotas estipuladas por famílias/grupos de produtos. Para tanto, será necessário marcar a opção "Sobre famílias/grupos" e ao fazer isto, o sistema habilitará os campos "% À vista" e "% A prazo", para que através do botão "Filtros de Classes" o usuário escolha o filtro para determinar quanto de comissão pagará para cada um deles.

Comissão - Pagamento na Venda ou no Recebimento

Hipótese: Cliente questiona a utilidade da opção "Pgto. da Comissão" dentro da tela "Configura Comissão por Vendedor" (form: comiconf).

Solução: Esta opção se destina, basicamente, para se informar se a comissão será paga ao funcionário "Na Venda" ou "No Recebimento":
  • Na venda - significa que a comissão será paga ao vendedor cada vez que for efetuada uma venda, independentemente de ter sido feito ou não o seu pagamento. Neste caso, a própria empresa é quem assume o risco da inadimplência.
  • No recebimento - significa que a comissão será paga ao vendedor apenas quando o cliente quitar a sua dívida, isto é, (a) quando a venda for salva no caixa; (b) quando o seu título na ficha financeira for baixado; (c) quando o seu cheque for conciliado/lançado na conta corrente. Neste caso, o riso de inadimplência é assumido pelo vendedor.

Comissão - Incidência Individual ou Por Empresa

Hipótese: Cliente questiona a utilidade da opção "Incidência" dentro da tela "Configura Comissão por Vendedor" (form: comiconf).

Solução: Esta opção se destina, basicamente, para se informar se a incidência da comissão será "Por Empresa" ou "Individual"

  • Por empresa - significa que a comissão será paga ao vendedor sobre todo o montante de vendas feitas na empresa de trabalho.
  • Individual - significa que a comissão será paga ao vendedor apenas pela vendas que ele mesmo efetuou.

Comissão - Comissão à Receber

Hipótese: Cliente questiona o que representa o valor do campo "Comissão a Receber" constante da tela "Extrato de Comissão" (form: comiextrato).

Solução: Este campo contém o valor de comissão que o vendedor ainda tem a receber, proveniente das vendas que ele efetuou na modalidade faturado, ou seja, como o cliente ainda não pagou ele ainda não receberá a comissão, por isso é uma comissão "a receber", isto é, somente quando o cliente pagar é que o vendedor irá receber sua comissão.

Comando SQL - Acerta Reserva

Hipótese: Necessidade do cliente de acertar a quantidade de reservas em estoque e, conseqüentemente, a quantidade disponível.

Solução: Este acerto poderá ser feito através do script "Acerta Reserva", porém é essencial a feitura do backup antes da execução do referido script.

Observação: Caso queira, o script poderá ser executado manualmente através da "Janela de Comandos" do form "Ferramentas" com os seguintes comandos:
update reservaprd set statusid =
isnull((select Reserva.statusid from reserva
where Reserva.statusid <> 1 and
Reserva.ReservaId= reservaprd.Reservaid),statusid)
exec sp_acerta_Reserva '2000-01-01'

Caixa - Estorno de Recebimento no Centralizador

Hipótese: Cliente gostaria de saber como estornar o recebimento de uma transferência efetuada por um dos caixas, pois recebeu erradamente a transferência efetuada.
Solução: Isto é possível através do form: estornorectransfcaixa que irá efetuar o estorno no caixa centralizador do movimento recebido indevidamente enviando o registro da transferência para a tela de recebimento no próprio caixa centralizador para que o usuário deste possa fazer ajuste no valor e receber novamente. Caso o cliente queira que o movimento retorne o caixa origem (comum), após a utilização do form: estornorectranscaixa deverá utilizar o form:caixatransfpend.
Observação: O caixa origem deverá estar aberto, do contrário o form: caixatransfpend não consiguirá efetuar a transferência para este caixa.

Caixa - Divergência

Hipótese: Cliente verifica no relatório de saldo de caixa que o saldo do(s) caixa(s) não aparece(m) zerado(s), embora o(s) operador(es) tenha(m) transferido de todos os valores existentes no caixa.

Solução: Possivelmente o(s) operador(es) tenha(m) confundido a tela "Fundo de Caixa" com a tela "Transferência de Caixa" e tenha(m) lançado o valor do fechamento na tela "Fundo de Caixa" e não na "Transferência de Caixa". No fechamento do caixa a primeira tela que se abre é referente ao "Fundo de Caixa" que é onde o usuário deve informar o valor de troco deixado no caixa para a próxima abertura de caixa. Ao gravar o "Fundo de Caixa" se abrirá uma segunda tela onde o usuário informará a quantidade que efetivamente está encaminhando para a tesouraria da empresa.

Caixa - Divergência

Hipótese: Cliente verifica ao abrir o seu caixa centralizador que quando vai receber a transferência do fechamento do caixa origem (comum) aparece uma modalidade repetida ou "estranha" com um determinado valor.

Solução: Na verdade, quando o sistema percebe que o valor que foi transferido pelo caixa comum foi menor do que o valor total das vendas, ele se encarrega de efetuar um lançamento no valor da diferença para a modalidade de pagamento de venda que estiver cadastrada do tipo "Vale", ou então, para a primeira modalidade do tipo "Dinheiro" que constar em sua base de dados

Cadastro de Produtos - Produto Sem Preço

Hipótese: Cliente alega que quando tenta efetuar a venda de determinado produto, o sistema (Pdvnet) não permite a venda e dá uma mensagem: "Impossível continuar a venda deste produto. Este produto está com preço inválido (menor ou igual à R$ 0.00 [zero])!".
Solução: Para solucionar este problema é necessário que o cliente informe um preço para este produto. Isto poderá ser feito de três formas:
1º) No cadastro de produto ao clicar no botão "Editar" e, em seguida, ao clicar no botão "Detalhes", marcar a opção "Preço";
2º) Ao dar entrada da nota fiscal de compra, quando for gravar o item da nota, ocasião em que surgirá uma tela (Form: visualizapreconacompra) onde o preço de venda poderá ser estabelecido no campo "Sugestão de Preço";
3º) Através de uma das ferramentas de ajuste de preço (Forms: precoproduto; tabgrupodesconto e confajustepreco e ajusteprecoportabela).

Cadastro de Produtos - Produto Inativo

Hipótese: Necessidade do cliente de bloquear as vendas dos produtos que constarem como "inativo" no cadastro de produtos.
Solução: Para isto, basta entrar em parâmetros de loja e informar em "BLOQUEIA_VENDA_PRODUTO_INATIVO" o valor "SIM", para que o sistema impeça a venda de produtos cujo cadastro de produtos esteja com a opção "Ativo" desmarcado.
Observação: Esta configuração não se aplica às compras, mas tão somente às vendas.

Cadastro de Produtos - Grupo Não Encontrado

Hipótese: Cliente verifica que ao tentar informar o código de um grupo existente dá uma mensagem informando: "Código Não Cadastrado".

Solução: Provavelmente este grupo esteja vinculado à uma outra família através da opção "Permite filhos" . Caso o cliente queira evitar este transtorno, deverá evitar vincular seus grupos às famílias, assim como as linhas aos grupos, através da opção "Permite filhos".

Cadastro de Clientes - Limite de Crédito

Hipótese: Necessidade de se bloquear as vendas que excedam o limite de crédito dos clientes.

Solução: No cadastro de clientes existe um campo denominado "Limite de Crédito" e nele deverá ser informado o valor máximo permitido para a compra deste cliente na loja de trabalho. Se este valor for excedido, o sistema apresentará uma tela de "Pedido de autorização superior" (Auditoria) para que um usuário com acesso privilegiado autorize esta venda acima do limite. Entretanto, esta venda acima do limite obedecerá um outro limite estipulado no cadastro de menu em Permissões\de Realizar Operação, na chave: "VENDER COM VALOR EXCEDENTE AO LIMITE DE CREDITO", logo, se esta chave estiver preenchida com o valor "0.000" isto significará que no "Pedido de autorização superior", nem os usuários com acesso privilegiado conseguirão liberar a venda para o cliente que excedeu seu limite de crédito.

Observação: Atualmente o sistema também permite o controle de limite de crédito para vendas no cheque, mas para isto é necessário em Parâmetros de Loja LIMITE_CREDITO_CHEQUE informar o valor "SIM" para ativar o recurso e, por conseguinte, habilitar para edição o campo denominado "Lim. Créd. Cheq." que está dentro do cadastro de clientes.

Cadastro de Clientes - Código da Loja como Prefixo

Hipótese: Necessidade daqueles que trabalham com o sistema multi empresas, isto é, controlando mais de uma empresa na mesma base de dados, de que se haja uma diferenciação entre os clientes de uma loja e de outra.
Solução: Esta diferenciação entre os clientes de uma loja e os de outra deverá ser feita através do código, ao acrescentar o código da loja como uma espécie de prefixo para o código dos clientes, sendo assim, o cliente 000001 da empresa 01 será cadastrado como cliente 01000001; o cliente 000001 da empresa 02 será cadastrado como cliente 02000001. Isto se dará através do parâmetro de loja CODIGO_CLIENTE_POR_LOJA setado com o valor "SIM".
Observação: É importante destacar que esta configuração apenas funciona para os clientes que são cadastrados diretamente no Pdvnet. No caso dos clientes que são cadastrados no Cadastro de Clientes do Gwnet este recurso não se aplica

Backup - Rotina Automática

Hipótese: Necessidade do cliente de criar uma rotina automática de backup de modo que o próprio sistema operacional se encarregue de rodar o seu backup em determinado horário especificado, de preferência, fora do expediente.
Solução: Para atender a esta necessidade, siga o seguinte roteiro:
1º) Crie um arquivo com extensão ".bat", com o seguinte conteúdo:
@echo off
cd C:\controplan\backup
@echo **********************************************************
@echo * *
@echo * EXECUTANDO ROTINA FINAL DE BACKUP DO GWNET *
@echo * *
@echo **********************************************************
osql -S servidor\sqlexpress -U sa -P gwnet2007 -Q "Use gwnet BACKUP DATABASE [gwnet] TO DISK =
N'C:\controplan\backup\BkpGwNet.bak' WITH NOFORMAT, INIT, NAME = N'gwnet-Full Database Backup', SKIP, NOREWIND, NOUNLOAD, STATS = 10"
osql -S servidor\sqlexpress -U sa -P gwnet2007 -Q "Use menu BACKUP DATABASE [menu] TO DISK = N'C:\controplan\backup\BkpMenu.bak' WITH NOFORMAT, INIT, NAME = N'gwnet-Full Database Backup', SKIP, NOREWIND, NOUNLOAD, STATS = 10"
NOUNLOAD, STATS = 10"
@echo *************************************************
@echo * *
@echo * LIMPANDO COMPACTACAO ANTERIOR *
@echo * *
@echo *************************************************
@ECHO OFF
DEL *.RAR
@echo *************************************************
@echo * *
@echo * COMPACTANDO OS ARQUIVOS DE BACKUP DO GWNET *
@echo * *
@echo *************************************************
RAR A BACKUPGWNET *.BAK
@echo *************************************************
@echo * *
@echo * COMPACTACAO DE ARQUIVOS CONCLUIDA *
@echo * *
@echo * COPIE O ARQUIVO BACKUPGWNET.RAR *
@echo * QUE SE ENCONTRA EM C:\CONTROPLAN\BACKUP *
@echo * PARA UM CD OU PENDRIVE *
@echo * *
@echo *************************************************
PAUSE
EXIT
2º) Acesse o Agendador de Tarefas do Windos (Painel de Controle\Tarefas Agendadas) e adicione uma tarefa agendada e no Wizard que surgirá, clique no botão "Procurar" e selecione o arquivo com extensão ".bat" que você criou, informando a hora em que você deseja que ele rode.
Observação: É importante saber no momento em que se for criar o arquivo ".bat" que as informações que estão destacadas em vermelho deverão ser alteradas da seguinte forma:
- Onde está C:\controplan\backup deverá constar o diretório existente, onde se deseja que os backups sejam salvos;
- Onde está servidor\sqlexpress deverá constar o Nome, DNS ou IP do servidor do banco de dados;
- Onde está sa deverá constar o usário para a conexão com o banco de dados;
- Onde está gwnet2007 deverá constar a senha do usário para a conexão com o banco de dados;
- Onde está gwnet deverá constar o nome do database do banco de dados no SQL Server;
- Onde está menu deverá constar o nome do database do banco de dados do menu no SQL Server;
- Onde está C:\controplan\backup\BkpGwNet.bak e C:\controplan\backup\BkpMenu.bak deverá constar o caminho e o nome do backup (do gwnet e do menu, respectivamente) que será gerado pela operação;